Programa de Licenciaturas Internacionais – PLI constitui-se em uma iniciativa da CAPES e da Universidade de Coimbra, com apoio do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), visando à elevação da qualidade da graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores através do estímulo ao intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas, em nível de graduação sanduíche.

A FURG participa deste Programa desde 2010. No primeiro semestre de 2013 o projeto interdisciplinar "As ciências e a formação inicial docente: uma parceria entre a FURG e UA" foi aprovado no Programa de Licenciaturas Internacionais PLI – Portugal.

Em 2013, a FURG também aprovou proposta institucional no Edital Nº16/2013/PLI FRANÇA, intitulada “PLI FURG (Brasil) - Sorbonne (França): “Políticas linguísticas nas instituições de ensino superior: integração universitária, mobilidade estudantil e formação docente inicial em licenciatura dupla português-francês”. Cinco acadêmicas do curso de Licenciatura Letras Português/Francês encontram-se na Universidade de Paris Sorbonne cumprindo plano de estudos pelo período de dois anos visando obter a dupla titulação.

Requisitos

- Dedicar-se integralmente às atividades do curso;

- Obter, no primeiro ano de estudos na universidade portuguesa, aprovação mínima de 48 ECTS;

- Solicitar autorização prévia à universidade portuguesa e à CAPES, caso necessite se ausentar temporariamente de Portugal durante o período de vigência da bolsa;

- Retornar ao Brasil no prazo de 30 (trinta) dias da conclusão dos estudos e permanecer no país pelo tempo igual ao da duração da bolsa;

- Ressarcir a CAPES de todo o investimento feito na formação, na eventualidade de ocorrência de revogação da concessão, motivada por ação ou omissão dolosa ou culposa do bolsista, ou ainda, desistência sem a devida justificativa.

Duração do intercâmbio

24 meses

Processo seletivo

O processo seletivo é realizado pela FURG através de edital.