DÚVIDAS FREQUENTES

 

Qual o primeiro passo caso tenha interesse no Programa CsF?

O primeiro passo para estudantes interessados no Programa CsF é consultar as chamadas abertas no portal do Programa, www.cienciasemfronteiras@gov.br e também os requisitos de cada edital.

Qual o percentual de curso que deve ter integralizado para poder participar do CsF?

O estudante deve ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para seu curso no final do semestre anterior a sua viagem (ou, como está no portal, no momento do início previsto da viagem de estudos)

Qual deve ser meu coeficiente de rendimento para poder participar do CsF?

O estudante deve apresentar coeficiente de rendimento igual ou superior a 05 pontos, comprovado pelo histórico escolar atualizado, para ter sua inscrição homologada na FURG.

Posso escolher a universidade que quero estudar?

O aluno não pode escolher a universidade que quer estudar. Cabe à CAPES, ao CNPq e à instituição parceira (IIE, UUK, DAAD, NUFFIC, CBIE, CALDO, G8, KFPP, etc.) escolher a universidade de destino do candidato, considerando a área de estudo; o nível de proficiência exigido pela universidade; a adequação do período e curso em andamento no Brasil com os períodos e cursos similares ofertados pelas universidades; e,  se possível, as instituições que mantenham, na área de interesse, cooperação formal e ativa coma IES de vínculo do candidato, desde que informado pelo Coordenador Institucional no momento da homologação. Em alguns editais o estudante pode apontar opções de universidades, mas isso ocorre somente na segunda fase, após a pré-seleção da CAPES e do CNPq. Ainda assim, não é garantido que o estudante será alocado em uma das suas opções.

Quando ficarei sabendo para qual instituição irei?

Após a divulgação do resultado o candidato será comunicado por e-mail e/ou correios, no qual será esclarecido o procedimento para os passos posteriores.

Posso me candidatar a mais de uma chamada aberta?

Não. Cada estudante deve escolher apenas um país por vez para fazer a inscrição. Uma nova inscrição pelo mesmo candidato substituirá a anterior, sendo levada em conta para análise apenas a última inscrição recebida.

Um dos requisitos para se candidatar ao CsF é ter sido classificado com nota do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM - com no mínimo 600 pontos considerando os testes aplicados a partir de 2009. Não fiz ENEM ou fiz ENEM antes de 2009, posso me candidatar?

Não. Ter sido classificado no ENEM com no mínimo 600 pontos nos testes a partir de 2009 é critério eliminatório para o CsF.

Qual o tempo mínimo para ficar em mobilidade pelo CsF?

A permanência do estudante é, geralmente de no mínimo 12 meses, podendo chegar a 18 meses quando incluir curso de idioma. O período da bolsa é especificado em cada chamada aberta.

 

Quando o coordenador deve enviar a declaração exigida no art 3º da IN05/2013?

A declaração em que consta a frequência do estudante e o coeficiente de rendimento deve ser entregue à ProGrad no momento da inscrição nas chamadas abertas do CsF para posterior homologação interna do acadêmico.

 

Depois de aprovado no CsF o que devo fazer?

Abrir processo no protocolo endereçado à Coordenação de Curso, de acordo com a IN02/2014 e com IN05/2013.