A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da FURG desenvolve uma série de programas voltados à qualificação do ensino, à formação docente e ao apoio ao estudante. Conheça os programas:

PROFOCAP – Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica
Oferece espaços de reflexão e estudo sobre a prática docente no ensino superior, promovendo a formação pedagógica, a socialização de metodologias inovadoras e o fortalecimento do compromisso com a graduação.

PRODOCÊNCIA – Programa de Consolidação das Licenciaturas
Iniciativa nacional que visa à valorização e inovação dos cursos de licenciatura, com foco na formação inicial de professores. Na FURG, destaca-se pela implementação do Laboratório de Ensino e Prática Docente (LEPD).

PARFOR – Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica
Oferece cursos de licenciatura, como Pedagogia, a professores da rede pública, respeitando sua experiência docente e promovendo a qualificação em áreas distintas da formação inicial.

PET – Programa de Educação Tutorial
Criado pela CAPES em 1979, o PET é composto por grupos de estudantes com tutoria docente, vinculados a cursos de graduação. Suas atividades articulam ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma formação global e crítica.

Pibid/FURG – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Voltado à inserção de estudantes de licenciatura em escolas públicas, o programa fortalece a formação docente, valoriza o magistério e contribui para a melhoria da educação básica.

EAC – Espaços de Aprendizagem Colaborativa
Projeto voltado à melhoria da aprendizagem e à redução da evasão, por meio de ambientes colaborativos que estimulam o protagonismo estudantil e a cooperação entre estudantes, monitores e docentes.

PDE – Programa Institucional de Desenvolvimento do Estudante
Organizado em três subprogramas (Apoio Pedagógico, Formação Ampliada e Assistência Básica), busca combater a evasão e a retenção, promovendo o desempenho acadêmico e a integração do estudante à vida universitária.

Clique nos nomes dos programas para saber mais sobre cada um deles.

Escreva um texto no artigo inicial. Escreva um texto no artigo inicial.

Escreva um texto no artigo inicial. Escreva um texto no artigo inicial.

Escreva um texto no artigo inicial. Escreva um texto no artigo inicial.

Escreva um texto no artigo inicial. Escreva um texto no artigo inicial.

Escreva um texto no artigo inicial. Escreva um texto no artigo inicial.

No âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a PROGRAD participa com a oferta do curso de Pedagogia – Licenciatura, destinado para professores da rede pública de ensino, a partir da Plataforma Freire/CAPES. Em 2010, iniciou a primeira turma do curso de Pedagogia – Licenciatura, cuja proposta pedagógica estava organizada especialmente para professores em exercício, pois levava em conta sua experiência na docência contemplando temáticas demandadas do cotidiano escolar.

A turma que ingressou em agosto de 2010 concluiu o curso em agosto de 2014.

Em 2016, iniciou nova turma do PARFOR, agora no curso de Pedagogia – 2ª Licenciatura. Neste curso, a proposta pedagógica é específica para docentes, já licenciados, que estejam em exercício na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial.

No âmbito do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a PROGRAD participa com a oferta do curso de Pedagogia – Licenciatura, destinado para professores da rede pública de ensino, a partir da Plataforma Freire/CAPES. Em 2010, iniciou a primeira turma do curso de Pedagogia – Licenciatura, cuja proposta pedagógica estava organizada especialmente para professores em exercício, pois levava em conta sua experiência na docência contemplando temáticas demandadas do cotidiano escolar.

A turma que ingressou em agosto de 2010 concluiu o curso em agosto de 2014.

Em 2016, iniciou nova turma do PARFOR, agora no curso de Pedagogia – 2ª Licenciatura. Neste curso, a proposta pedagógica é específica para docentes, já licenciados, que estejam em exercício na rede pública de educação básica e que atuem em área distinta da sua formação inicial.