A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no uso de suas atribuições, torna pública a lista de inscrições homologadas e o cronograma de entrevistas de junho para seleção de acadêmicos/as de Licenciaturas da FURG para cadastro reserva de vagas de iniciação à docência, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2024, nos termos do Edital 22/2024 de Fluxo Contínuo, do Edital nº 10/2024/CAPES, da Portaria nº 90/2024/CAPES e demais dispositivos aplicáveis à matéria.

Homologação das Inscrições PIBID junho

Cronograma de Entrevistas PIBID junho

 

 

 

 

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, no uso de suas atribuições, torna pública a lista de inscrições homologadas e o cronograma de entrevistas para seleção de acadêmicos/as de Licenciaturas da FURG para cadastro reserva de vagas de iniciação à docência, no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID 2024, nos termos do Edital 22/2024 de Fluxo Contínuo, do Edital nº 10/2024/CAPES, da Portaria nº 90/2024/CAPES e demais dispositivos aplicáveis à matéria.

Acesse a Homologação das Inscrições aqui e o Cronograma de Entrevistas do edital 22/2024 aqui.

 

 

 

Histórico

A origem do Núcleo PANGEA na Universidade Federal do Rio Grande - FURG, cuja denominação inspirou-se na terminologia geológica referente ao megacontinente que existiu na Era Mesozóica, onde todos os continentes formavam uma única massa terrestre. Essa denominação foi sugerida por Domingues (2005) do grego Pangeae, significa "toda a terra", pois as Licenciaturas necessitavam superar o isolamento das áreas disciplinares reunindo os cursos em torno da docência.

[...] licenciaturas plenas não poderiam permanecer isoladas umas das outras, qual arquipélago, operando de forma quase autárquica dentro da Universidade, apesar das demandas, carências e desafios lhe serem comuns. Surgiu, então a ideia de acabar-se "arquipélago", buscando-se, em seu lugar, construir um "continente" capaz de congregar interesses, projetos, linguagens e metodologias, com o objetivo de fazer avançar a qualificação dos respectivos cursos de formação de professores (DOMINGUES, 2005, p. 80).

Nesse sentido corrobora Schimidt (2005) "que a criação do Núcleo PANGEA foi um marco de importância na história dos cursos de formação de professores da FURG". Assim, inspirou e iniciou um trabalho fortalecendo o estudo de se fazer espaço-tempo de discussão da formação de professores unificando o debate em torno das Licenciaturas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG.

O grupo PANGEA iniciou os estudos em 2002 e 2003 com os coordenadores de curso de Licenciaturas da FURG que aceitaram o desafio, por meio de reuniões quinzenais com a finalidade de discutir as reformulações curriculares da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB adaptadas para a realidade local da Universidade.

O grupo teve um importante papel no processo de problematizar a formação de professores na FURG. Em reuniões, encontros e mesmo no "Fórum Rede de Educação Básica e Universidade", um diálogo entre cursos de Licenciatura e as redes públicas de ensino. O grupo foi responsável por constituir o "Fórum das Licenciaturas na FURG" que impulsionou o processo de alterações curriculares necessárias para adequação às novas diretrizes implementadas naquele período (AMARAL; DOMINGUES, 2005).

Tais ações levaram a realização do "I Encontro Interinstitucional: (Re)Pensando os Estágios dos Cursos de Formação de Professores", realizado em maio de 2006 pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), em conjunto com a 18ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul e as Secretarias Municipais de Educação dos Municípios de Rio Grande e São José do Norte, o evento teve como objetivo discutir a formação inicial de professores. Os debates evidenciaram a premência de ações de apoio à melhoria dos estágios supervisionados e, nesse sentido, foram definidas estratégias para desencadear a construção de uma política de estágios da FURG.

Em 2017 o grupo PANGEA foi retomado para promover discussões sobre as mudanças trazidas pela resolução 02/2015 Diretrizes para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. O PANGEA também passou a construir as propostas do Fórum das Licenciaturas. O Fórum em 2017 teve como tema os "Princípios e as concepções que embasarão o Projeto Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica". 

As discussões realizadas para as necessárias alterações curriculares, problematizaram os percursos formativos. Entre as inúmeras preocupações dos docentes formadores estava a necessidade de consolidar um Núcleo Comum - NC das Licenciaturas. Trata-se de um conjunto de disciplinas que se fariam presente nos cursos como cerne da formação contemplando os campos pedagógicos indispensáveis para a constituição de um perfil profissional qualificado.

Já em 2018 o grupo discutiu as alterações curriculares dos cursos de Licenciatura, estágios curriculares, continuidade das discussões sobre Núcleo Comum e foi apresentada a minuta da "Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica" no Fórum das Licenciaturas desse ano.

Em 2019 permanecem as reuniões mensais do grupo PANGEA com o intuito de manter as discussões acerca das adequações curriculares, estágios e demais questões vinculadas à formação de professores. No final deste ano, é publicada a Resolução do CNE Nº 02/2019 que institui novas Diretrizes Curriculares para Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. 

Com isso, no ano de 2020,  por meio de encontros virtuais em virtude da pandemia do COVID-19, foram discutidas adaptações na minuta da Política Institucional aprovada no Fórum das Licenciaturas de 2018 e evidenciaram-se resistências para atender a Resolução do CNE Nº 02/2019. Desta forma, foi retomado o Projeto Institucional de 2018 para realizar alterações por um grupo de trabalho. Ao longo deste ano, apresentam-se ao Grupo PANGEA as alterações realizadas no texto acerca dos Princípios e Concepções. Logo após a aprovação dessas alterações, é proposta a construção das Lives Profissão Professor que compõem o Portal Institucional das Licenciaturas da FURG e que tem como objetivo fornecer informações sobre o fazer do professor enquanto profissão e atuação na sociedade contemporânea, bem como conhecer os cursos de licenciatura ofertados na instituição e os eventos relacionados à área da Educação. Cabe salientar, que um dos encontros das Lives Profissão Professor teve como foco a história do Pangea. O vídeo pode ser acessado clicando aqui.

 Nos encontros seguintes do Grupo PANGEA, é dada continuidade às discussões sobre o texto da política no que diz respeito ao Núcleo Comum das Licenciaturas e acerca dos estágios curriculares obrigatórios. Em 30 de outubro de 2020, durante a Plenária Final do Fórum das Licenciaturas, pelo Canal da FURG no YouTube, é aprovada a Minuta do Projeto Institucional, que após aprovação foi encaminhado ao Gabinete. 

Em 08 de outubro de 2021, o Conselho Universitário (CONSUN) da FURG, tem a oportunidade de apreciar a minuta e aprova a Política Institucional de Formação Inicial e Continuada de Professores e Professoras da Educação Básica da FURG (Resolução Nº 014/2021 - CONSUN). A partir da aprovação da Política, o Grupo de Estudos das Licenciaturas - PANGEA, é instituído e tem por objetivo qualificar os processos de ensinar e de aprender nos cursos de licenciaturas.

Ao PANGEA cabe discutir a formação docente, as metodologias de ensino, e as práticas pedagógicas nos cursos de licenciatura da FURG. Os encontros do grupo acontecem mensalmente e contam com a presença de coordenadores de curso, de professores e professoras vinculados aos cursos, e da Diretoria Pedagógica da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD).

 

1ª Reunião: PANGEA - 22/04/2025

2ª Reunião:  PANGEA - 28/05/2025

O Grupo de Estudos das Licenciaturas que ocorreu dia 28 de maio DE 2025 na SEAD teve a participação da Profª. Drª. Camila Lima Coimbra, com a palestra "Resolução CNE/CP nº 4/2024: autonomia e ruptura(s)".

3ª Reunião: PANGEA - 01/07/2025

O Grupo de Estudos das Licenciaturas que ocorreu dia 1º de julho de 2025 no auditório do IMEF teve a participação da Prof.ª Dr.ª Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva,  com a palestra "Resolução CNE/CP nº 4/2024 e seus efeitos em diferentes contextos"

 

 

 

 

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) tem o compromisso de promover a qualidade no ensino de graduação, enfrentando os desafios da evasão e da retenção acadêmica. Dentro desse compromisso, desenvolvemos o projeto Espaços de Aprendizagem Colaborativa (EAC), uma iniciativa que busca transformar as práticas pedagógicas e criar ambientes de aprendizagem mais inclusivos e colaborativos. 

 

O que é o EAC?

O Espaços de Aprendizagem Colaborativa é um projeto pioneiro que propõe novas formas de ensinar e aprender, colocando o estudante no centro do processo educativo. A partir da metodologia de aprendizagem colaborativa, o EAC promove o trabalho em equipe, a troca de experiências e a construção conjunta do conhecimento, em um ambiente de apoio mútuo entre alunos, monitores e docentes.

Inicialmente, o projeto foi implementado em três unidades acadêmicas da FURG: a Escola de Engenharia (EE), o Centro de Ciências Computacionais (C3) e o Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). Com base nas demandas de cada unidade, o EAC expandiu-se para outras áreas, sempre focando na melhoria da aprendizagem e no combate à evasão. Além das Unidades Acadêmicas já citadas, o EAC está implantado na Escola de Química e Alimentos (EQA), Faculdade de Medicina (FaMed), Instituto de Letras e Artes (ILA), Campus Santo Antônio da Patrulha e Campus Santa Vitória do Palmar.

Objetivos do EAC

O projeto tem como principais objetivos:

  • Reduzir os índices de evasão e retenção nos cursos de graduação da FURG;
  • Redimensionar espaços de aprendizagem, criando ambientes colaborativos e de apoio pedagógico;
  • Aumentar a participação dos estudantes nas atividades de monitoria, oferecendo suporte adicional em disciplinas com maiores dificuldades;
  • Fortalecer as relações entre estudantes, monitores e professores, incentivando o trabalho em equipe e a cooperação;
  • Promover a formação continuada dos docentes, estimulando a inovação pedagógica e a adoção de práticas educativas mais inclusivas e dinâmicas.

Como Funciona?

Nos EACs, o estudante é visto como protagonista do seu processo de aprendizagem. O projeto oferece monitorias e atividades colaborativas, nas quais os alunos, junto aos monitores e professores, trabalham de forma conjunta para superar dificuldades de aprendizagem. Esse ambiente favorece a troca de conhecimentos e a construção coletiva do saber.

Além disso, o EAC oferece formação continuada para os docentes, capacitando-os a implementar novas metodologias e melhorar o desempenho acadêmico de suas turmas. O projeto também é constantemente avaliado, com base nas necessidades específicas de cada unidade acadêmica.

Resultados Esperados

Com a implementação dos EACs, espera-se:

  • Diminuir os índices de retenção e evasão;
  • Criar ambientes de aprendizagem colaborativa e interativa;
  • Oferecer aos estudantes suporte acadêmico adicional, ajudando-os a superar desafios em disciplinas de alta complexidade;
  • Promover a formação pedagógica contínua dos docentes e monitores, proporcionando experiências educacionais inovadoras.

Participe do EAC

Se você é estudante ou professor da FURG e deseja saber mais sobre o projeto Espaços de Aprendizagem Colaborativa ou participar das atividades oferecidas, entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação e conheça os espaços de colaboração criados para apoiar sua trajetória acadêmica.

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