Destaques

O Fórum das Licenciaturas e Encontro Institucional PIBID e Residência Pedagógica reuniu mais de 300 pessoas entre os dias 15 e 16 de dezembro no Cidec-Sul. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) em parceria com o Grupo das Licenciaturas da FURG (Pangea), teve como tema a Inovação na Educação.

 

A abertura contou com a presença dos coordenadores institucionais do Programa Residência Pedagógica e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da FURG, professora Daza Filgueira e professor Charles Guidotti, que destacaram a importância deste primeiro encontro presencial dos programas após a pandemia do COVID-19 e falaram a respeito das perspectivas para o ano de 2024. O professor Daniel Silveira, diretor pedagógico da PROGRAD, agradeceu aos presentes e a todos e todas que somaram esforços para que a realização do evento fosse possível, ressaltando a importância deste espaço de diálogo e construção de conhecimento para pensar a formação de professores na FURG. A professora Sibele da Rocha Martins, Pró-Reitora de Graduação, representando também o Reitor, professor Danilo Giroldo, deu as boas vindas aos participantes e mencionou a importância de todos estarem reunidos para debater a formação dos cursos de licenciatura.

 

A mesa “Inovação na Educação: Inovar para quê? Inovar para quem?” reuniu os professores Luis Otoni (IFSUL), Fernando Cássio (USP) e Suzane Gonçalves (FURG/ANFOPE) e teve a mediação do diretor de extensão da FURG, André Lemes. Em sua fala, o professor Luis Otoni abordou os desafios e a ética com relação ao uso de inteligência artificial na educação. O professor Fernando Cássio refletiu a respeito da retórica da inovação educacional no "novo" ensino médio. Já a professora Suzane Gonçalves direcionou a sua fala para os debates mais recentes em torno das políticas educacionais.

 

No fim da tarde de sexta-feira teve início o encontro PIBID/RP, marcado pela realização de dinâmicas entre pibidianos/as e residentes e pela abertura da "mochila pedagógica" que percorreu os 16 subprojetos ao longo do ano de 2023. Ao fim do encontro, os materiais ficaram expostos na asa norte do Cidec-Sul.

 

As atividades do fórum seguiram na manhã de sábado com a realização dos Grupos de Trabalho nos quais foram debatidas questões pertinentes às novas tecnologias na educação, às políticas de alfabetização, ao novo ensino médio, à diversidade e inclusão e às políticas e ao currículo dos cursos noturnos.

 

O encerramento do evento se deu com a realização da plenária final onde os relatores compartilharam as principais questões debatidas em cada GT e os encaminhamentos dos grupos para a construção de um documento coletivo que reúna as considerações, as propostas e deliberações resultantes dos debates ocorridos no fórum.

 

Confira alguns registros do evento: