Programa Ciência sem Fronteiras é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O Programa possibilita aos alunos de graduação e de pós-graduação fazer estágio no exterior por meio de Graduação e Doutorado Sanduíche, Doutorado Pleno e Pós-Doutorado. O Programa busca, ainda, atrair pesquisadores do exterior que queiram fixar-se no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros, por meio da Atração de Jovens Talentos e de Pesquisador Visitante Especial.

No portal do Programa Ciência sem Fronteiras (www.cienciasemfronteiras.gov.br) os estudantes podem obter maiores informações como requisitos para candidatura, áreas contempladas, benefícios e duração da bolsa. Os interessados devem consultar as “chamadas abertas” disponíveis no link “Inscrições e Resultados” no portal.

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) disponibiliza um passo a passo para estudantes da graduação interessados no Programa Ciência Sem Fronteiras, conforme link abaixo:

Passo a passo do CsF

Dúvidas freqüentes em relação ao CSF