O Programa de Consolidação das Licenciaturas – PRODOCÊNCIA constitui-se em uma iniciativa da Secretaria de Educação Superior, do Ministério da Educação, que visa à elevação da qualidade da Graduação, tendo como prioridade a melhoria do ensino dos cursos de licenciatura e a formação de professores. Seus principais objetivos são os seguintes:

- formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do Ensino Superior no país;
- ampliar e dinamizar as ações voltadas à formação de professores, priorizando a formação inicial desenvolvida nos cursos de licenciatura das Instituições Federais e Estaduais de Ensino Superior;
- apoiar a implementação das novas Diretrizes Curriculares para a Formação de Professores, com ênfase no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.

Trata-se de um programa com grande potencial de estímulo e transformação dos cursos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior públicas do país, visando fortalecer e atualizar as dimensões contextuais da Educação Básica nas áreas de conhecimento que integram suas estruturas curriculares, tanto no aspecto disciplinar, quanto no multidisciplinar e nas temáticas transversais. Na FURG, o PRODOCÊNCIA é coordenado pela Coordenação do Centro de Formação e Orientação de Professores, da Diretoria Pedagógica - DIPED.

O PRODOCÊNCIA viabilizou a concretização de um antigo projeto pedagógico: a implementação, em 2008, do Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD (CFOP), que disponibiliza aos estagiários dos cursos de licenciatura recursos materiais e didáticos para garantir a qualidade das atividades de estágio curricular.